Tatame: a beleza da decoração japonesa

O espaço criado pela ORIGINAL TATAMIS YAMAMURA, foi matéria realizada por Juliana Lopes, veja alguns trechos desta excelente reportagem sobre nossos tatames:

Além de funcional e benéfico ao corpo, elementos da decoração japonesa também tornam os ambientes da casa mais harmoniosos e agradáveis aos olhos… O tatame é um deles.

Usado como esteira, em cadeiras, mesas e outros móveis, hoje em dia ele também é feito com outros materiais, como madeira e E.V.A, indicado em ambientes externos, em casas de campo ou praia, onde se tem bastante umidade e insetos.

Cássio Yamamura, proprietário da Original Tatami, utiliza uma base de palha de arroz, que é prensada e costurada, também recoberta com uma esteira especial dupla e faixas laterais. “Meu tatame é 100% natural e indicado para meditação, shiatsu, yoga, pilates e vários dormitórios da casa. Sua espessura é de aproximadamente 55 milímetros”, explica.

Elemento-chave na decoração nipônica, tatami (tatame em português) vem da palavra tatamu, que significa dobrar, e permite o ato de sentar e deitar no chão em cima das esteiras, um hábito bastante comum entre os japoneses, por isso muito usado para cobrir o chão das casas no país do sol nascente.

Aqui no Brasil, algumas famílias gostam de revestir o chão da sala de tatame. Outro material bastante confortável para colocar na sala, e ainda no quarto ou na varanda, é o futon, colchão milenar que aos poucos ganhou novos materiais e utilizações. Ideal para o inverno e o verão, ele permite que o ar circule livremente dentro dele, assim ele fica fresco em dias mais quentes e aquecido nas estações frias. Este tipo de colchão deve ser usado em superfícies de tatame, estrado de madeira da cama tradicional, ou em jogos de ripas horizontais, ideal para quartos pequenos, ou um loft, como na linha Módulo.

Já a versão Ethnik, modelo Japão, encaixa os tatames na estrutura de madeira, sem parafuso. Uma releitura das camas japonesas fácil de montar e desmontar. E os tablados com Futon também vem com o tatame embutido ou simplesmente colocado em cima do tablado, esses são mais indicados para áreas mais amplas.

Os preços dos tatames, tanto aqueles usados em camas ou para revestir o chão, varia conforme o tamanho da sala e do formato do móvel escolhido.