História dos kimonos de judô

kimono

A Original Tatamis Yamamura vende os melhores Kimonos. Solicite seu orçamento: [email protected]

Quem já viu uma competição ou treino de judô, certamente viu que o kimono é a vestimenta ‘oficial’ no tatame para todo o atleta de judô. A grande dúvida, principalmente para quem está iniciando no esporte, é qual deve ser a cor do kimono para começar suas primeiras aulas.

Primeiramente é preciso definir que traduzindo a palavra kimono em japonês, temos “coisa para vestir”. É muito fácil reconhecer um kimono japonês, que são parecidos com grandes roupões longos e utilizados por homens, mulheres e crianças. No caso das artes marciais esse kimono ganha um novo significado, muito além de que somente uma ‘coisa para vestir’.

Mas e o kimono de judô?

O kimono que é utilizado para a prática de artes marciais em japonês se chama “Dogi” que significa “vestimenta utilizada no caminho escolhido”. Por isso que a maioria das artes marciais tem os seus kimonos com ‘dogi’ ou ‘gi’ no final. Karate-gi, aikido-gi e seguindo essa sequência, o kimono de judô é chamado de judogi, a contração de “judo + dogi”, o que traduzindo livremente seria algo como “uniforme utilizado para a prática do caminho suave”.

Existe ainda uma diferença entre o judogi, que é o traje típico para a prática do judô; e o judogui é o kimono para a prática do judô. Segundo os estudos para escrever esse artigo, o judogi é o quimono branco tradicional utilizado para apresentações e o judogui é o kimono de luta utilizado para os treinos de judô.

Quatro peças formam o kimono de judô ou judogui do judoca: Uwagui (casaco ou paletó), Shitabaki (calça), Obi (faixa) e Zori (sandália). O zori – a sandália japonesa ou o chinelo – é de extrema importância no judogui do atleta, pois também é de responsabilidade do atleta manter a higiene do tatame e não entrar com os pés sujos, evitando também que nas técnicas de chão se ‘esfregue a cara’ em sujeira e que o judogui permaneça limpo.

Kimono azul e kimono branco

kimono-white

O judogui representa nossa mente, por isso deve ser branco, puro e imaculado; a faixa corresponde ao nosso caráter, nossa formação judoistica, ela nos envolve de muita responsabilidade em nossos atos dentro e fora do tatame; o no e a nossa fé, nosso respeito, nosso compromisso, por isso não é correto desamarrar nossas faixas em frente aos nossos superiores.

Qual o tamanho certo do kimono?

Uma grande dúvida na hora de comprar o kimono de judô é saber o tamanho correto. Como o kimono não tem somente os tamanhos mais utilizados para roupas – P, M G e GG – foi preciso criar uma tabela de tamanhos para que pudesse ser mais fácil a identificação do tamanho de cada judoca.

Essa numeração também é diferente para homens, mulheres e crianças, e para você não se perder mais, basta utilizar essa tabela abaixo.

Fonte: http://www.judogui.com.br/