COMO CUIDAR DO SEU KIMONO….A SUA ARMADURA…

KIMONO LIMPO…TREINO SAUDÁVEL…TREINO SEGURO…

COMO CUIDAR DO SEU KIMONO….A SUA ARMADURA…

1. Tenha Kimonos suficientes para o seu ritmo de treino
Não existem mágica, se você treina mais de uma vez ao dia, todos os dias na semana, seu kimono de jiu jitsu não secará a tempo do próximo treino e naturalmente ficará sujo e desgastado. Um kimono pra você será pouco! Com apenas um kimono você poderá treinar a semana inteira (lavando-o no final de semana), para treinos mais intensos tenha no mínimo 2 kimonos, e intercale a utilização dos mesmos.

2. Seu kimono de jiu jitsu deve ser lavado SEMPRE
O suor é ácido úrico, altamente corrosivo ao tecido do kimono de jiu jitsu, o suor é mais maléfico do que alvejantes, cloros e similares, por isso, recomendamos a lavagem do kimono toda semana, nos intervalos das lavagens estenda-o em local arejado, deixando-o aberto para melhor ventilação, tornando deste modo a evaporação do suor mais eficiente.

3. Cuidado com o uso de produtos químicos
Não utilize alvejantes, cloro ou similares na lavagem do kimono, pois com estes produtos o tecido do kimono diminuirá a sua vida útil, perdendo resistência e ficando suscetível a rasgos. Lavar com os produtos certos é tão importante quanto lavar o kimono.

4. Utilize água fria para lavar seu kimono
Lave seu kimono de jiu jitsu pelo avesso, sempre com água fria, pois água quente ajuda fixar sujeira e manchas de sangue.

5. Como secar o kimono de jiu jitsu?
Não coloque o seu kimono para secar ao sol, seque sempre a sombra e em local ventilado, o calor faz com que as fibras enrijeçam, fique com o aspecto áspero, podendo deixar marcas no atleta ao utilizá-lo nos treinos, o calor também faz com que o kimono encolha com maior facilidade.

6. Pode-se utilizar amaciante na lavagem do kimono
Você poderá usar amaciante, mas dê preferência aos de composição neutra. Imagine você chegar para treinar com o kimono de jiu jitsu com cheirinho de flor do campo ou então orvalho do dia ?

7. Cuidado com as máquinas de secar.
Evite secar o seu kimono em secadoras, elas podem provocar o encolhimento do mesmo.

8. Não abafe o kimono suado.
Nunca deixe o seu kimono sujo dentro do porta malas do carro, jogado num canto da casa, ou dentro da mochila de treinos. Com o kimono abafado e sujo, o cheiro ficará insuportável, além de ser terreno fértil para proliferação de bactérias.

9. Dicas para lavar kimonos coloridos
Evite lavar na máquina, lave de preferência à mão, utilizando sabão neutro ou sabão de coco, utilizando uma escova para esfregar as manchas.

10. Dicas para lavar kimonos brancos
Você poderá utilizar “bicarbonato de sódio” – medida: 1/2 ou 1, em um copo americano – por kimono a ser lavado, colocado junto com o sabão em pó ou amaciante neutro, após a lavagem, isso ajuda a deixa-lo ainda mais branco sem agredir o tecido.
Isso é muito usado nos Estados Unidos como um amaciante e desodorante de roupas em geral, vendido com o nome “Baking Soda”. Aqui no Brasil, sai muito mais barato comprar o quilo do bicarbonato de sódio em lojas que vendem produtos químicos. Substitui os amaciantes comerciais com vantagens em termos de desodorização e custo.

11. Remendando os patches do kimono.
Nunca utilize cola para fixar os patchs no kimono de jiu jitsu, sempre costure.

12. Sempre treine com kimonos limpos.
Isso é uma grande demonstração de respeito ao seu professor, colegas de treino, sua equipe e principalmente a você mesmo.

13. Kimono não se empresta. Não empreste o seu kimono, ele é sua armadura e de uso pessoal, mas caso o faça, não o utilize antes de lava-lo, pois pode ocorrer transmissão de bactérias e fungos que fazem mal a saúde.

Fonte: http://www.aprendajiujitsu.com.br/